Folha de Chamada Escolar no Excel como fazer

Folha de Chamada Escolar no Excel como fazer Como criar uma ficha de frequência escolar no Excel no vídeo de hoje vamos continuar automatizando o botão salvar Aonde estamos salvando as informações de presente ou de faltas dos alunos vamos.

Folha de Chamada Escolar no Excel como fazer

Pegar as informações dos checkbox marcados ou não e enviar para uma outra planilha do mesmo arquivo Então vamos pegar aqui novamente a sugestão da diquinhas da Lena aonde ela fala que ela.

Tá curiosa para como salvar os dados e da nossa amiga aqui jusi aonde ela comenta que está aguardando como salvar então esse vídeo é para vocês vamos dar continuidade a automação do botão salvar.

Presenças e falta dos alunos vamos salvar aqui o histórico dos alunos na aula passada a gente aprendeu a capturar todas essas informações e a enviar para a planilha histórico ó Observe ela tá.

Vazia eu vou aqui rapidamente ó clicar no botão salvar ele vai dizer ó D salvos com sucesso e vamos agora visualizar ó salvou todas as informações isso aquii a gente aprendeu passo a passo no primeiro.

Comentário tem o link do arquivo auxiliar como também o link das aulas como é que ele faz isso vou clicar sobre essa forma com o botão direito vou na opção atribuir macro e clique no botão.

Editar então programamos isso daqui eu tô utilizando o VBA o visual Bas for aplication eu lhe ensinei passo a passo eu tenho certeza que você assimilou se você ficou com alguma dificuldade.

Utiliza aqui o campo comentários teria o maior prazer em tentar lhe ajudar o objetivo da aula de hoje será reduzir essas linhas de comando Observe que eu utilizei muitas linhas.

Basicamente eu tô pegando informações individualmente das colunas e viando para as outras colunas Se eu te falar que com menos linhas por volta de três linhas só de comando eu consigo fazer.

Essa mesma ação Você acredita mentiroso pois senão vamos ver na prática ó ag Por que que você ensinou primeiro dessa forma porque eu tenho certeza que tem muita gente que tá tendo o primeiro.

Contato com VBA e eu eu acredito que essa er a forma mais fácil de você assimilar Então assiste Pass caso não tenha assistido porque agora a gente vai ah automatizar mais ainda esse código.

Deixar ele mais enxuto porque o nosso objetivo é o seguinte ó depois que a gente enxugar esse código vai ficar mais fácil criar situações por exemplo como essas ó repare que sábado e domingo 6 e.

VEJA MAIS AQUI:

    7 não tem o checkbox visíveis mas tem

    Checkbox nessas colunas elas não aparecem porque a gente formatou então Observe Ó lá está um contexto falso ó e o que acontece quando.

    Eu cli Clic no salvar repar ó coluna 6 e 7 vamos dar uma olhadinha aqui Histórico ó 6 e 7 tá enviando o texto falso ou seja nos finais de semana o aluno tá levando falta É verdade quer dizer às.

    Vezes não então para que a gente possa melhorar na planilha essa situação é interessante que primeiro a gente automatiz lá o código e outra situação você tá vendo que tá aparecendo o texto.

    Verdadeiro e falso eu tenho certeza que você gostaria que aparecesse o p de presença e o f de Fal ao invés desses textos da forma que eu vou agora fazer juntamente com você vai ficar mais fácil.

    De fazermos essas implementações você tá pronto para isso estou pronto pronto prto então se você respondeu que sim vamos agora fazer juntos ó Visual Basic o que que eu vou.

    Fazer aqui ó eu vou aproveitar poucas linhas de comando disso daqui então Rep eu vou selecionar aqui vou pressionar aqui a tecla shift e vou clicar sobre a última linha que Eu.

    Queiro apagar clico sobre essa selecionou tudo e vou dar um delete isso mesmo apaguei tudo o que que eu vou fazer agora repare que eu vou comentar també vou apagar essa linha de.

    Comentário vou comentar essa a princípio vou deixar também essa linha de comando comentada Lembrando que essa linha de comando é a linha que gera aquele ID automático para essa primeira coluna.

    Aqui ó essa primeira coluna ela é preenchida com essa linha de comando então o que que eu vou fazer aqui ó muita atenção a partir de agora deixa eu só pegar esse bloco selecionei vou dar.

    Um Tab a gente chama aqui no VBA de

    Indentação a organização dos códigos então eu tô aqui tentando organizar o código ó tô dando Tab e agora eu vou criar um laço de.

    Repetição um segundo ó eu já tenho aqui o primeiro e vou criar um seg primeira coisa que eu vou fazer é o seguinte ó vou criar uma variável chamada Call eu vou classificar ela do tipo.

    Integer ou seja do tipo números inteiros aqui abaixo ó vou utilizar um segundo for agora vou chamar a nossa variável Call e vou falar para o seguinte ó você.

    Vai parte de um e vai até 38 e já eu explico do porqu aqui esse next eu tenho que fechar esse foco que acabamos de abrir então next não é obrigatório mas eu gosto.

    Sempre utilizar a variável que iniciou com ele Ó então informo aqui next Call agora muita atenção vamos criar uma linha de comando que vai substituir essa daqui e vai pegar basicamente as.

    Informações de todas as colunas e enviar individualmente para as outras colunas coisa que eu tava fazendo individual quando você viu aquele monte código que eu apaguei então obser na prática vou.

    Deixar até comentado para que você veja a diferença planilha 4 que é a planilha histórico é que tá recebendo Os dados aqui ao invés de utilizar o rang eu vou.

    Passar a propriedade C ou seja C A abrir o pares ela me pede aqui o Row index o index o Row index basicamente aqui é o qu é a posição da linha e o col index a posição da coluna então a minha.

    Linha se você reparar ó tá aqui a cima ó é a variável LM vou repetir ela aqui abaixo já quando eu informava lá coluna a coluna B coluna C agora eu vou substituir por uma variável Ó daqui ela.

    Cima ó a variável Call o que que eu vou atribuir a a esse comando eu vou atribuir passando aqui ó novamente o cels lembrando que quando eu tô colocando aqui um ponto eu.

    Não tô informando o nome do objeto é porque ele já está associado a esse cara aqui ó o Plan então quando eu coloco um ponto e não informo nome do objeto é porque eu estou.

    Me referindo a esse cara aqui ó o plan é a plan que envia os dados abro o parênteses novamente e aí quem é a linha que envia os dados se repararmos ó é essa linha aqui ó a variável i ó a.

    Variável I vírgula e a coluna quem é é a própria Call somente isso Se eu te falar que isso daqui vai substituir toda aquela linha de comando que eu apaguei você acredita eu não acredito repara ó.

    Eu parei aqui na linha de número 16 Então vamos clicar nesse botão salvar D salvos com sucesso já vi que não deu erro algum pelo menos por enquanto vamos aqui em histórico e repare aqui ó vamos.

    Analisar aqui da primeira coluna em diante ó na coluna A eu tô salvando a identidade do registro Ou seja aquele número que não pode se repetir aqui ele gerou ó do número 13 era para ter gerado.

    14 assim sucessivamente ele voltou para o número um Por que que isso aconteceu aqui não é o meu ID que não se repete aqui é o número de presença do aluno ó se repararmos ó ele enviou os dados para.

    Uma coluna antes que tem um probleminha Mas vamos reparar nas demais informações ó Observe que tirando isso ó aparentemente tá tudo certinho ó Observe vamos dar uma olhada lá na última coluna.

    Como é que ele tá fazendo não aqui é o percentual não não está formatado como porcentagem ele também não enviou o mês ele também não enviou o mês porque eu não programei para.

    Isso você entendeu o que eu fiz até aqui não sei se você respondeu que sim vamos continuar se você tá com dificuldade veja o vídeo com calma eu vou tentar explicar com mais detalhes vou apagar.

    Tudo isso aqui vou aqui na guia devolvedor Visual Basic Então vamos voltar aqui ao nosso código A primeira coluna que gera o ID Você viu que foi preenchida de forma errada e como é que.

    Eu vou driblar isso ó Observe ó eu vou criar aqui abaixo ó desse laço repetição uma estrutura if que é o si lá do Excel então eu vou criar um C aqui ou seja eu vou fazer aqui um teste lógico e é bem.

    Simples ó o que que eu vou fazer ó eu vou verificar se a minha variável Call se ela é igual a um ou seja se é a primeira coluna se ela for a primeira coluna o que eu quero que ela faça.

    Rep eu quero que ela faça o que esse comando estava fazendo no início ó do vídeo então eu vou Copi copiei e vou colar aqui ó ou seja o que que ele tá fazendo só para recapitular ele tá.

    Gerando o ID que não se repete somente isso isso que ele faz que eu vou apagar esses comandem verde para não atrapalhar você tá então deixa eu selecionar aqui vou apagar esse.

    Vou apagar esse outro também ó pronto vai mais fácil agora a gente entender caso a minha Call não seja igual a 1 então o que que eu quero que você faça você faça isso daqui que você tá fazendo.

    Até agora a pouco até agora a pouco Vimos que ela tá enviando as informações para todas as colunas só com a linha de comando e para que eu possa fechar esse bloco if eu tenho que utilizar aqui um.

    End if ó eu vou utilizar al bem aqui ó if esse cara aqui fecha esse esse carinha aqui ó somente isso ó vamos fazer um segundo teste ó lembra-se que eu apaguei os dados ó vamos verificar se.

    Ele vai gerar agora as informações ah de forma correta ó então eu parei na linha de número 16 novamente eu vou clicar aqui no salvar D sal sucesso dou um Ok vamos aqui em histórico lembr que.

    Eu tinha parado na linha de número 16 Então vamos só dar uma olhadinha aqui ó ele enviou aqui as informações né Observe ó não está mais repetindo ó 14 15 16 e assim vai ó.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W0yGnDWdvXs

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem