Power BI Como Fazer Calculos com MEDIDAS - SUM - AVERAGE - COUNT - CALCULATE - DIVIDE

Power BI Como Fazer Calculos com MEDIDAS - SUM - AVERAGE - COUNT - CALCULATE - DIVIDE Na aula de hoje do nosso curso de power query com Power bi vamos estar aprendendo a trabalhar com medidas vamos fazer inúmeros cálculos usando medidas vamos utilizar as fórmulas S divide.

Power BI Como Fazer Calculos com MEDIDAS - SUM - AVERAGE - COUNT - CALCULATE - DIVIDE

Count calculate e inúmeras outras Então vamos estar trabalhando com medidas aula tá imped você tá montando um pequeno negócio e precisa de uma planilha para.

Administrar o seu negócio se você tá precisando de um profissional que desenvolva planilhas e que te passa um orçamento sem compromisso gratuito entre em contato com desenvolvedor Felipe ele.

É parceiro do nosso canal ele já trabalha conosco fazendo planilhas eu o recomendo porque eu já conheço o seu trabalho chama ele aqui no WhatsApp ó Vamos explorar o assunto.

Medidas então na aula passada criamos uma tabela chamado Med Lembrando que através dessa tabela vai ser organizada todas as minhas medidas então toda medida que eu for criando vai ficando.

Abaio dessa tabela então vou clicar com o botão direito sobre a tabela medidas opção nova medida Lembrando que esse nome que vem por padrão vamos estar renomeando eu vou atribuir uma fórmula.

Dax em seguida vou passar os parâmetros para fazer os cálculos das medidas então por exemplo contar equipamentos é o nome da minha medida vou atribuir sinal de igualdade e.

Aqui eu vou atribuir uma fórmula dax por exemplo vou passar ela vai me pedir aqui o parmetro col então aqui eu vou basicamente formar o nome de uma tabela juntamente com a.

Coluna Então vamos supor que eu queira essa ó tb and dados equipamentos fecho o pares e dou ent que eu possa visualizar o cálculo eu vou arrastar aqui a medida para área de.

Trabalho pronto eu tô visualizando 33 equipamentos o que isso quer dizer que na minha base das eu tenho 303 registros Vamos criar agora uma medida com soma então é bem simples clico o.

Botão direito sobre medidas vou na opção nova medida e vou dar o nome aqui de somar atendimentos igual agora eu vou passar a fórmula Sam que a fórmula.

Somar e novamente eu tenho que formar o nome da minha tabela juntamente com a coluna Então vamos supor que eu queira somar Ah a minha coluna.

VEJA MAIS AQUI:

    Quantidade fecho aqui com parêntese e

    Dou enter ao trazer aqui o valor para minha trabalho vamos ver o que acontece deixa eu arrastar para.

    Cá Observe ó O valor é o mesmo mas não se confunda aqui eu estô contando textos e aqui eu estou somando valores essa coluna aqui é referente a textos e essa aqui é uma coluna que tem.

    Números Então a próxima fórmula que eu vou estar fazendo aqui Eu vou combinar uma fórmula dentro de outra então é bem simples ó Observe ó como é que eu faço para saber desses.

    303 atendimentos quantos foi do primeiro e quantos foi do segundo então clica o botão direito sobre medidas nova medida e aqui vamos trabalhar com uma fórmula dentro de outra então por exemplo.

    Ó vou colocar aqui primeiro turno atendimentos igual aí aqui eu vou passar a fórmula calculate ela basicamente faz um filtro dentro de um.

    Cálculo lembre-se que para que eu faça essa quebra de linha aqui no or Bi eu presso na tecla shift enter e agora eu vou fazer o seguinte ó eu vou passar a fórmula que eu queira.

    Então por exemplo eu vou fazer aqui uma soma abro o parêntese eu vou informar aqui a minha coluna repare ó TB dados nome da minha tabela e a minha.

    Coluna quantidade fecho o parêntese vírgula e agora vou passar o segundo parâmetro então vamos fazer o seguinte ó o meu segundo parâmetro vou passar o turno então eu tenho a minha tb.

    Underline dados e eu vou ter a coluna turno Então vou botar aqui a chave T de turno ele vai me sugerir aqui a coluna fecho com parênteses.

    Já dar o enter repare ó vamos ver o que

    Acontece ó vou arrastar aqui pra área por enquanto ele não vai conseguir exibir valor por quê vamos verificá-la aqui na minha fórmula eu.

    Acabei não passando um dos parâmetros e quais e qual foi como é que ela vai saber se é pro primeiro ou segundo turno Então vou colocar o sinal de igualdade entre aspas duplas eu vou informar o.

    Texto ó turno um enter repare Agora sim ela conseguiu fazer o cálculo e para que eu possa saber a quantidade de atendimento segundo é bem simples ó eu posso copiar.

    A mesma fórmula e alterar apenas os parâmetros o nome da Fórmula clico botão direito sobre medidas nova medida colo aqui eu vou alterar o nome da medida eu não posso.

    Ter Duas Medidas com o mesmo nome e aqui eu vou alterar o par para dois então aqui eu vou fazer o cálculo de atendimento do segundo turno então repare ó vou.

    Arrastar eu não sei se você reparou Mas eu utilizei um parâmetro que eu poderia ter evitado vamos ver aqui na prática ó Observe ó essa minha medida eu passei a fórmula S aonde eu calculei.

    A quantidade Lembrando que isso daqu eu já tinha feito um cálculo antes por exemplo aqui ó Ou seja eu posso utilizar uma medida dentro de outra é até.

    Aconselhável para que eu possa fazer o mínimo possível de cálculos como é que eu posso fazer dessa forma como é o nome dessa medida soma atendimentos então que que eu faço aqui ó repare eu vou.

    Comentar isso aqui ó colocando uma duas Barras Observe que vai ficar em verde então powerb interpreta como comentário vou pressionar o shift enter para que eu possa fazer a quebra de comando e entre.

    Chaves ó eu vou passar agora a minha medida Então para que eu possa passar uma medida primeiro passo as chaves ele vai reconhecer ó então soma de atendimentos Observe que já fechou o.

    Parâmetro vou colocar apenas uma vírgula e dar o enter você vai perceber o ele vai interpretar da mesma for obser então eu vou adotar essa mesma situação para os atendimentos segund Eu.

    Também utilizei dois cálculos esse cálculo Eu já havia feito aqui ó para soma de atendimentos eu acredito que você entendendo a lógica Então vou prar tecla.

    Sh entent ó então economizamos um cálculo aliás economizamos dois cálculos um para o segundo e um para o primeiro como é que eu sei o percentual de atendimento entre.

    Os dois turnos eu posso utilizar a fórmula divide para isso Ou seja fazer uma divisão então é bem simples ó medidas nova medida colocar aqui ó.

    Percentual primeiro turno Então vou utilizar aqui a fórmula de vi então o que que eu vou fazer aqui ó Lembrando que eu posso passar tanto as colunas Como eu posso passar as medidas.

    Então vamos fazer o seguinte ó vamos passar novamente a medid ó aqui eu vou abrir com Chaves primeiro turno atendimentos Então vou pegar esse carinha aqui não precis.

    Colocar uma barra de divisão colocar uma vírgula e vou fazer aqui uma divisão pelo a soma dos atendimentos então vou abrir Chaves vou colocar som de atendimentos e vou fechar com parêntese.

    E vou dar um enter então Observe ó tá aqui a minha medida vou arrastar aqui para e observe retornou 0,57 para que eu formate aqui em 57% é bem simples eu vou selecionar.

    Medida Observe que acionou aqui ó a guia ferramenta de medida aqui o meu padrão ó Observe vou clicar no sinal de percentual aplicou o sinal de percentual.

    Ele tá com duas casas decimais Então eu vou deixar apenas vou deixar com nenhuma então cliquei uma vez cliquei duas então agora sim ó então novamente a gente pode copiar a mesma medida ó primeiro turno.

    Cliquei acionei aqui a medida copiei clico o botão direito sobre medidas nova medida colo e vou alterar apenas o parâmetro ó de um para dois já reconheceu e obviamente eu tenho que.

    Renomear aqui né Deixa eu verificar aqui percentual segundo turno e vou dar o enter e vou arrastar aqui para minha área vamos ver como é que fica.

    043 seleciono também a minha medida símbolo de percentual e tiro as casas decimais caso eu queira então aqui ó já aprendemos a utilizar a.

    Fórmula count a fórmula calculation a fórmula s a fórmula div tem mais outras fórmulas aqui que a gente pode estar utilizando por exemplo a fórmula média Então vamos utilizar.

    Mesmo vamos fazer o seguinte ó vou clicar sobre essa coluna nova medida média botar aqui ó média de horas.

    Atendidas eu vou colocar primeiro turno aqui no início sempre para facilitar eu entender se é do primeiro ou segundo turno primeiro turno média de horas atendidas a função média aqui no.

    Power bi aver el pedir o qu A colum então vamos passar por exemplo tb dados abro Chaves e vou passar horas e fecho com o.

    Parêntese ao dar um enter vamos ver o que acontece Então tá aqui deixa eu verificar meu primeiro turno atendimentos aqui ó a média vou arrastar.

    Para cá aqui ele Tá informando 0,39 mas lembrando eu não passei o parâmetro para dizer para ele se é primeiro ou segundo turno ou seja ele tá trazendo aqui a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=edcSE-0AKmE

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem