Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 30 - Hagar

Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 30 - Hagar Olá seja bem-vinda a mais um Confraria de mulheres é tão bom ter vocês aqui é tão bom a gente ter esse tempo aqui entre nós mulheres para aprendermos.

Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 30 - Hagar

Juntas com as mulheres da Bíblia as mulheres que nos ensinam com suas qualidades com seus limites mulheres como nós mas que fizeram toda a diferença na história antiga Então vamos.

Lá hoje nós vamos aprender com Agar Agar a Escrava egípcia de sarai que se tornou mãe do filho de Abraão Ismael vamos lá lá você pode abrir a sua Bíblia comigo em Gênesis 16 nós já já aprendemos com.

Sarai hoje nós vamos aprender com H Então nós vamos verend do Capítulo 16 do primeiro Versículo ao Versículo 11 Tá bom então Acompanha comigo aí na Bíblia porque pra gente captando as coisas.

Juntas Às vezes você acompanhando a leitura Deus fala alguma coisa com você assim particularmente então é importante você acompanhar a leitura bíblica tá bom vamos lá Gênesis 16 a partir do verso.

Primeiro diz assim ora sará mulher de Abraão não lhe dera nenhum filho como tinha uma serva egípcia chamada Agar disse a Abrão já que o senhor me impediu de ter filhos possua minha serva talvez.

Eu possa formar família por meio dela Abraão atendeu a proposta de sarai quando isso aconteceu já fazia 10 anos que Abraão seu marido vivia em Canaã foi nessa ocasião que sará e sua mulher.

Lhe entregou sua serva egípcia Agar ele possuiu Agar e ela engravidou quando se viu grávida começou a olhar com desprezo para sua senhora então sarai disse a Abraão caia sobre você a afronta que.

Venho sofrendo coloquei minha serva em seus braços e agora que ela sabe que engravidou despreza-se que o Senhor seja o juiz entre mim e você respondeu Abraão a sarai sua serva está em suas mãos faz.

Faça com ela o que achar melhor então sarai tanto maltratou Agar que esta acabou fugindo o anjo do Senhor encontrou Agar perto de uma fonte no Deserto no caminho.

De zur e perguntou-lhe Agar serva de sarai De onde você vem para onde vai respondeu ela estou fugindo de sarai a minha senhora disse-lhe então o anjo do Senhor volte a sua senhora e sujeite a.

Ela disse mais o Anjo multiplicarei tantos seus descendentes que ninguém os poderá contar disse-lhe ainda o anjo do Senhor você está grávida e terá um filho e lhe dará o nome de Ismael porque o.

    Senhor a ouviu em seu sofrimento vamos

    Até aí Uau que história né gente e é tão interessante que como nós somos cristãs né né a gente a nossa herança veio.

    Através de Jesus Cristo um judeu a nossa herança vem do Judaísmo a gente muitas vezes toma partido aqui né E se esquece e trata o Ismael como se Ismael fosse um bastardo Ismael era filho legítimo de.

    Abraão tanto que a promessa de Deus também se cumpre através de Ismael Quando Deus multiplica também a descendência de Ismael mas o filho da Promessa Aquele filho que.

    Deus queria dar a Abraão através de sua esposa sarai era Isaque de onde viriam as tribos de Israel de onde viria o Messias Então Deus já começa a desenhar o plano de salvação quando ele chama.

    Abraão quando ele chama Abraão ele já está fundando um povo ali e da descendência de sarai Isaque né Abraão Isaque Jacó dos filhos de Jacó as de Israel o povo de Israel da tribo de Judá.

    Jesus Cristo o Messias né então a gente toma partido de de de de Isaque toma partido de sarai e a gente vê aqui Deus defendendo Agar Olha que interessante isso quando a gente lê a história a.

    Gente vê claramente que Agar era escrava escravo não faz escolhas Agar era uma serva e mesmo os servos pros escravos para aqueles que eram acolhidos Ali pela família Deus tinha.

    Eh padrões rígidos de cuidado com os servos quando a gente vai lendo a bíblia a gente vai entendendo que a escravidão aqui não é como no contexto que nós conhecemos a escravidão dos dos dos.

    Escravos que foram tirados à força da da África né aqui um contexto diferente o servvo também tinha direitos o servo também tinha muitas vezes herança presente o servo não ficava simplesmente.

    Eh sendo açoitado e tal e aqui tem uma

    Situação de injustiça e Deus se Levanta para defender a gar Tá certo gente a gar ficou toda convencida né Porque ela tava eh grávida do dono de tudo né Abraão era.

    Um homem rico Então ela sabia que ela ia ter herança livre né Abraão era um homem rico ela tava sendo carregando no ventre o filho primogênito que era Ismael né então você pensa ela é claro que subiu.

    Pra cabeça dela por que que será que subiu pra cabeça dela pensa comigo ela não foi perguntada se ela queria se deitar com Abrão a Bíblia não fala que ela foi.

    Perguntada você quer você quer ir não ela foi colocada nos braços de Abraão forçada a se entregar para ele se a gente for colocar assim em termos mais simplistas né ela concebe então.

    Tipo assim é um triunfo Ok eu não pude eu não tive escolha eu não me deitei pela minha escolha com meu com meu senhor Mas agora eu tenho um trunfo eu tenho filho no meu.

    Ventre o filho dele e aí sarai não satisfeita com o nariz empinado de Agar começa a maltratar eu fico pensando o quanto que ela maltratou essa escrava a ponto de Agar deixar tudo e fugir quer.

    Dizer Agar naquele momento ela tava sendo tão levada pelo desespero gente que ela foi pro deserto né Abraão vivia ali no deserto num terra árida Então ela sai sai fugida o senhor se encontra.

    Com H ele pergunta H serva de sarai De onde você vem para onde você vai e aí ela fala pro anjo do Senhor o que tá acontecendo e ele fala assim olha volta se sujeite a sua senhora mas eu tenho.

    Uma promessa para você você tá grávida O próprio Deus escolhe o nome do filho de Agar né Ismael e e fala eu também farei dele um grande povo Deus defende a gente na nossa.

    Quando nós sofremos injustiça Às vezes a gente quer fazer Vingança a gente quer retribuir na mesma moeda e a palavra de Deus diz que nós não devemos agir assim pagando o mal com o mal que nós não.

    Devemos desejar a vingança que isso pertence ao Senhor está nas mãos do Senhor e é tão difícil parece tão difícil que o senhor tá pedindo para Agar aqui ele tá falando para ela volte.

    Se sujeite se sujeite passa por isso porque eu vou abençoar você e muitas vezes na nossa vida nós passamos por momentos onde nós nos sentimos extremamente.

    Humilhados onde nós nos sentimos extremamente confrontados desonrados desrespeitados É claro que eu não tô falando aqui gente que a gente deve se colocar numa situação de abuso.

    Mas que às vezes nós temos um patrão difícil às vezes nós temos um relacionamento familiar onde a sogra a mãe o pai eh tem atitudes arbitrárias né Mesmo que não não é uma situação de.

    Abuso propriamente dita mas uma situação que traz conflito e o nosso desejo é nos vingar ou é fugir evitar aquela pessoa pro resto da vida mas não é isso que Deus tá mandando Agar fazer Deus tá.

    Falando para Agar volta ainda tem tem um processo ainda tem um caminho ainda tem um tanto que você vai ter que caminhar aí com Sara e eu vou te recompensar eu vou te cuidar eu vou também fazer desse.

    Menino uma grande nação mais adiante a gente vê que o próprio Abraão manda agara embora né a gente vai lendo a história e a gente vê Sara mais uma vez que aí e Ismael começa.

    A zombar de Isaque mais uma vez a gente toma partido tinha mais é que embora mesmo mas você já parou para pensar que durante 13 anos aproximadamente Ismael foi tratado como Filho da Promessa.

    Durante 13 anos ele foi o único filho de Abraão e que de repente ele ouviu a história de que Deus prometera um filho Abraão de onde suscitaria uma grande nação e de repente ele perdeu o trono.

    Dele de repente ele perdeu aquele lugar que lhe ocupava e chega o tal filho da promessa não o filho da Escrava o filho da esposa Você já imaginou que Ismael já tinha a Idade da Razão e ele dava para.

    Entender o que tava acontecendo é normal ver esse menino zombando de Isaque debochando de Isaque ele tava sentindo a a rejeição que ele tava sofrendo então gente tudo aqui tem as.

    Consequências né das escolhas de sarai e elas estão reverberando aqui na vida de Agar Mas o que eu quero te dizer é que mesmo quando nós enfrentamos situações adversas a Agar não procurou.

    Essas situações vieram até ela mesmo assim quando nós obedecemos a Deus ele fará com que todas as coisas cooperem para nosso bem ele fará com que mesmo quando nós estamos sendo injustiçados se.

    Nós permanecemos no lugar de humildade de submissão volto a dizer gente humildade e submissão não tem que ser se colocar no lugar de ser abusado mas são os paradoxos do.

    Cristianismo sabe gente Às vezes a gente tem que se humilhar para ser exaltado a gente tem que se colocar debaixo da potente mão de Deus e se sujeitar nos sujeitarmos uns aos outros lá em Efésios.

    O apóstolo Paulo nos adverte sobre isso que nós devemos nos sujeitar uns aos outros o próprio Jesus diz assim aprendei de mim que sou manso e humilde de coração para que vocês encontrem.

    Descanso então é um lugar que parece que você tá perdendo mas na verdade você tá ganhando parece que você tá sendo mais humilhado ainda mas é é o lugar onde Deus vai te exaltar foi porque Jesus se.

    Humilhou sobre a morte de Cruz Que Deus o exaltou soberanamente me deu um nome que é todo Sobre Todo Nome Então nós não precisamos de temer sermos humilhados porque quando nós temos.

    Consciência e aceitamos algumas coisas por amor ao Senhor Ele Virá em nosso socorro ele vai mudar a nossa sorte e ele vai dizer o tempo Pronto agora você não precisa mais agora você passou pelo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Obl0QgVoRGU

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem