Excel Função PYTHON - PY

Excel Função PYTHON - PY Olá bem-vindo a mais esse vídeo do excels Sou professor e consultor Marcos Ripper e nesse vídeo você vai aprender sobre Python no Excel Então chegou então o Python no Excel agora nós podemos trabalhar com python dentro das células do Excel Como eu vou mostrar ao longo dessa aula e aqui eu resumi várias coisas que você vai poder fazer inclusive com exemplos práticos e também sobre as limitações atalhos dicas aonde estudar também se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal nós temos novos vídeos como esse.

Excel Função PYTHON - PY

Pelo menos toda terça e todo sábado e também te convida esse nosso aluno consegue ser completo uma formação profissional para o mercado de trabalho vai Desde que seu básico até a programação VBA com nove cursos incluindo inclusive Power Coelho novo curso que foi incluído powerbiei você entender que você é o dashboard financeira Excel básico avançado matrizes muita coisa nove cursos e agora com uma novidade você vai poder também validar seu certificados no Linkedin vai.

Poder então fazer um link diretamente para o Linkedin colocar lá o seu certificado e ao clicar nele ele vai aparecer então no nosso site validando ele garantindo então a sua procedência Tá bom então é isso vamos ao nosso vídeo vamos lá falar agora sobre o Python bom o nome né eu coloquei aqui os dados conforme a página da Microsoft então o nome vai se chamar aqui py você vai poder chamar então usar essa função com P Y igual P Y ou ainda em fórmulas.

Inserir Python Python no Excel a gente vai falar sobre isso aqui parte de cima aqui onde você tem então o acesso a guia do Python aqui você tem também qual versão Então ela tá disponível no momento só insider Beta Mas lógico logo ele vai entrar então na definitiva do Excel tá então ele tá ainda com várias coisas estão sendo ajustadas mas já tá bem funcional objetivo então usar a função py para acessar o Python ou Excel e na grade do Microsoft Excel 365 ou.

Seja na grade que ele fala ali ela planilha né nas células assim táxi dele é igual p y vírgula retorno time na prática isso aqui nem aparece tá esse setor in Time e aqui você tem então os parâmetros então sobre o Python code então o código Python a ser executado em um han time seguro no Microsoft Cloud então ele está sendo executado dentro do Microsoft Cloud deve ser um texto estático tá.

Então tem que ser um texto mesmo não pode atacar lá uma fórmula por exemplo busca dados de outras células para juntar e criar então o teu código Python e aqui no retorno Type você tem especificar o tipo de retorno desejado se deve ser um estático também zero para valor do Excel e um para objeto no Python então você pode fazer isso aqui usando o return time também e essa referências do excelência é uma parte importante então esse pai então ele vai poder trabalhar então com dados que.

Estão dentro do Excel logicamente Então você vai poder fazer o seguinte o código pode referenciar valores né Excel usando a função personalizada XL tá Abrir fecha parênteses a função XL dá suporte a referenciar os seguintes objetos no Excel intervalos nomes tabelas e Power conexões isso é muito interessante porque daí você vai poder trabalhar com dados muito grandes de origens diversas vai poder trabalhar diretamente no Python dentro do Excel e a partir da conexão não vai precisar.

Carregar uma tabela tão importante aqui também né que ele deixou lá na página a função py não pode ser usada em outro com outras funções Excel se usada com outras funções uma fórmula não poderá ser inserida a função py pode ser vista por fórmula text ou fórmula texto e escrita e lida nos por suplementos os argumentos Python code return trike devem ser estáticos Tá bom então mais uma vez falando a respeito que ele estático então agora nós vamos continuar aqui falando a respeito de atalhos vou.

Clicar aqui em atalhos a gente já viu ali onde é que tá o nosso Python certo para eu abrir uma forma um Python e vamos fazer direto aqui para você ver você vai clicar aqui inserir Python no Excel ele vai aparecer dessa forma para você daí aqui você vai colocar o código ou simplesmente selecionar o intervalo tá e a gente já vai falar sobre isso tá então por enquanto é isso que você precisa saber o que você vai ver que vai Verde aqui e verde na célula também ele vai retornar um objeto ou dados dentro.

De uma célula Então quais são os atalhos o primeiro atalho é para abrir uma forma Python então contra o alt shift P control alt shift P então ele já aparece e ali você já pode digitar ele já abre para digitação ali certo e abre aqui também por aqui fica bem mais fácil pela fórmula aqui pela barra de fórmula para você trabalhar para você alternar entre a barra de fórmula da célula você aperta contra o F2 veja que está alternando entre elas para onde você aumentar a barra de barra de fórmulas control shift.

Control para você aumentar ou diminuir aqui certo quando eu tô com o código ali aberto então você pode vir aqui dando em ter nele certo para abrir mais e se você quiser abrir mais né claro você pode vir aqui e puxar e fazer o teu código aqui tá bom então você vai inserindo aqui com o enter ele vai criando novas linhas e quando eu finalizo ele né quando eu finalizo essa informação eu vou dar então Ctrl para confirmar a nossa célula confirmar.

Nossos dados do nosso código então tá ali vamos dizer esse código aqui que vai buscar esses dados aqui vai botar no betaframe vou dar um Ctrl veja ali então ele fica assim pensando né ficou ocupado ele tá mandando os dados lá e sendo processado na nuvem Como a gente viu ali na introdução ele vai retornar essa informação então dá para frente tá ali e aqui a gente tem informação tanto aqui ó as informações que a gente tinha.

Veja Também:

    Ali da nossa origem de dados certo como você pode notar XL ele tá vindo aqui

    Abre aspas duplas tudo tá referenciando como a gente referenciando Excel mesmo normalmente aí vem aqui tudo Riders igual a true tá dizendo então que tem cabeçalhos você pode colocar ou não essa informação desse jeito e aqui você pode extrair essas informações diretamente na célula ou você pode extrair a partir de outro veja que ele fica muito parecido com aqueles tipos de dados que a gente tem dentro do Excel Então quando você vem aqui ó um tipo de dados ele é.

    Parecido como fica com isso aqui Claro que não é a mesma coisa mas fica parecido e você consegue trabalhar com essa informação desse jeito a gente vai ver então aqui em Python você pode vir aqui vai no excel já vai aparecer né E aqui se você quiser extrair essa informação para Excel você vai dar um botão direito aqui por exemplo e saída em Python você vai colocar o valor no Excel então ali ele vai extrair Então essa informação brexial e se eu quiser voltar como tava antes ó agora ficou todos os dados tem que ser o livro foi lá e.

    Despejou a informação assim como a gente faz com as funções materiais dinâmica se eu quiser voltar sai limpar objeto Python ele vai voltar então e vai voltar para um Data Frame a gente já vai falar a respeito disso então essas aqui são as nossas funções tem ainda aí deitar então eu tô escrevendo um código aqui por exemplo contra o shift e qualquer coisa contra o shift control shift Aí sim agora sim e daí vamos dizer.

    Que eu tô aqui para fazer um código e final vou dar um enter ou dar um Tab Então vai te permitir fazer essa orientação Então faça isso senão Daí você pode vir para frente de novo sabe de novo Passa aquilo então não sabe você vai conseguir fazer essa orientação e fica o teu código mais organizado aqui em cima tá então é isso voltar aqui como tava antes então tá vou apagar esse aqui e vamos ver agora para Data Frame vamos falar sobre os principais objetos que você vai ver.

    Então aqui dentro do dentro do Excel com python certo então a primeira coisa que a gente vai ver aqui é a nossa informação que a gente acabou de ver antes que a gente trabalha então com essa biblioteca XL permitindo então referenciar intervalos tabelas conexões nomes definidos aqui por exemplo o Vou importar dados da tabela ou intervalo então eu vou pegar a partir dessa tabela que a gente tem aqui vou fazer então Control.

    E aqui você vai fazer não tem igual não tem nada você simplesmente ó não vou digitar igual só vou selecionar os dados só isso ele vai pegar quando eu dar um Ctrl ele vai trazer as informações aqui sempre ele vai ficar assim ocupado que ele vai trazer a informação para lá a gente já viu antes que a gente consegue fazer uma visualização desses dados clicando aqui então quando eu clico aqui ele vai aparecer Então as informações aqui para você você também pode extrair essas informações Como eu disse antes com o botão direito né eu também posso.

    Fazer o seguinte igual Data Frame Aí sim fórmula do Excel ponto e ele vai mostrar o que ele permite mostrar o que ele Quais são as opções né Away preview é o que vai trazer a informação então que a gente quer por exemplo despejar Nossa informação ele não vai conseguir porque tá OK agora sim então ele foi lá a partir de um Python ele foi lá despejou as informações que ele tinha naquele Data Frame sobre Data Frame ainda o que é um Data Frame que tem um link no site da Microsoft mas que eu peguei o texto é uma estrutura de dados bidimensional.

    Muito parecido com uma tabela em linguagem de programação de computadores semelhantes é uma tabela no Excel no parto uma Data Frame é um objeto na biblioteca do pandas e a biblioteca pandas é a principal utilizada pelo pyington no Excel e os objetos Data Frame são uma estrutura chave para analisar dados com python Nextel tá então você já entendeu que Data Frame é muito importante então você vai utilizar ele com frequência aqui dentro do Excel né e ele é basicamente uma tabela que você está importando para dentro do Python Ok então bidimensional.

    Muito bem continuando então declarar uma variável para armazenar ainda tá frame isso é muito interessante muito legal Como eu disse é uma linguagem extremamente poderosa o Python você vai poder por exemplo declarar avaliáveis fazer if e etc você vai poder usar muita coisa que você tem outras bibliotecas também vai poder importar Então veja lá vamos fazer aqui ó de novo Ctrl Agora eu tenho aquela mesma informação quero pegar essa informação daqui e eu quero colocar dentro de uma variável.

    Como é que eu faço isso contra o shift Uno contra o shift então

    Eu vou fazer o seguinte tá muito grande diminuiu um pouquinho isso aqui não tem muito que ajustar né então vou botar aqui DF Olha só depois que eu pegar na os dados né vou pegar aqui senão vou ter que digitar eu não quero digitar então eu peguei aqui a informação ele já vai botar no Data Frame mas eu vou nomear ele agora tá frame eu vou chamar de DF por exemplo tá pode chamar do que você quiser o nome do Data Frame não difere tá poderia colocar vendas aqui que não.

    Tem importância nenhuma isso não vai importar ele vai mandar para dentro desse carinha chamado Data Frame DF control enter para a gente confirmar essa informação então certo e daí a gente tem a nossa informação do dataflair certo se eu pegar extrair os dados vai também extrair os dados dataframe funciona igualzinho só que agora ele tá chamando de DF muito bem agora olha que interessante que a gente pode fazer a gente tem uma função tem uma variável um Data Frame certo conjunto de dados que.

    Tá ali nomeado como DF e eu quero trazer aqui então as vendas totais por vendedor veja que a gente pode fazer agora com python control P detalhe eu não vou chamar de novo não vou pegar intervalo aqui de novo eu vou usar o DF que foi criado uma variável aqui em cima poderia também fazer aqui dentro do código do anterior tá não necessariamente o que eu tô fazendo por passo para você ver como em outras célula dentro dessa planilha eu consigo também referenciar aquele outro Data Frame aquela outra variável.

    Então é uma variável Como eu disse DF Data Frame ponto e agora eu vou usar esse método grupo by abre parênteses pois eu quero agrupar por quê Por quem eu quero uma soma Total aqui por exemplo de vendas totais por vendedor então e valor eu vou botar aqui o nome do campo nome fecha parênteses parênteses e é isso aí tá isso tudo você vai aprendendo ao longo do tempo tem.

    Também muita coisa na internet em cursos você acha você também tem muita biblioteca livros etc dá para aprender muita coisa simplesmente olhando as bibliotecas depois vou mostrar para você alguma coisa bem interessante para você estudar control enter tá ali series então ele pegou e já retornou a informação ali ó certo vou pegar aqui uma série então direto de novo esse aqui tá incomodando eu vou pegar isso para o lado vou botar aqui embaixo que é onde a gente vai usar depois então daqui informação olha ela aí ele.

    Pegou e somou tudo que era dela na Oliveira deu esse valor cara das costas Carlos Gonçalves Diego Costa dinheiro Cavalcante por aí vai todos eles ele pegou e fez a soma então agrupando então por cada um dos vendedores que a gente tem ali certo quando ele tá aqui então agora a gente vai usar a mesma coisa a mesma situação aqui para contar informações então eu quero contar por exemplo quantas linhas eu tenho ali em cada coluna então eu vou chamar assim ó de novo control de novo chamar aqui.

    Df.calde abre e fecha parênteses tá vendo Então a mesma coisa eu já referenciei uma vez lá eu fico até apontando para sempre de cima né contra o enter vai dar ocupado ali sempre recalcula tudo da planilha e aqui você tem então a quantidade que eu tenho de itens em cada uma das colunas certo depois a gente vai falar sobre colunas também memória usada então memória usada para armazenar essa frame pode ser interessante quando a gente tem grande data Friends contra o shift p e aqui eu.

    Vou colocar então DF ponto Opa control p e o que eu vou colocar então DF ele vai pegar então ali a quantidade de memória usada ali uma quantidade de memória usada para armazenar os campos o index o id o nome vencimento valor de juros tá os campos que a gente tem ali Além disso nós temos outros dados aqui.

    Como por exemplo é uma estatística descritiva dos dados que eu tenho aqui tá então eu consigo fazer o seguinte mesmo a situação controlar o shiftpa df.ds abre e fecha parentes vou dar um enter contra o enter e agora a gente vai ter então uma análise estatística aqui dos dados ali resumido deixa pegar essa informações Vou extrair para o lado ali também de novo agora essa informação a quantidade a média né.

    Aí outras dados estatísticos ali máximo mínimo e os outros dados que a gente tem ali tá 25 50% 75% tá então você tem essa análise aqui automaticamente utilizando então o discrim além disso a gente pode fazer uso de outras bibliotecas por exemplo eu tenho essa lista aqui eu quero remover duplicadas Mas você vai pensar mas já tem isso no Excel lógico só que dentro dele né a gente vai muitas vezes precisar de alguma coisa vai precisar de repente tirar os duplicados.

    Ali para poder trabalhar lembra que isso é estático então vou fazer o seguinte vou fazer aqui de novo contra o shift p vou pegar a minha informação que eu tenho aqui de novo tá passar para um DF aqui Tá bonitinho enter DF ponto drop underline duplicates abre e fecha contra o enter aparecer como ocupado ali Data Frame de novo tá ali ó o nome só seis nomes sem repetição tá então tem.

    Muita coisa que é só algumas bibliotecas que a gente tem e o que a gente estava falando a respeito só do objeto da fazer muita coisa só com dataframe agora a gente vai seguir para o colunas certo eu vou pagar essas informações aqui para ele não ficar recalculando e agora em colunas a gente vai trabalhar como a gente consegue trabalhar com colunas dentro do Excel com python certo então a gente vai poder por exemplo referenciar apenas uma coluna dos dados que eu tô precisando que eu quero trabalhar certo vou botar isso para cima primeira coisa que a gente vai fazer é pegar Data Frame.

    Certo de novo a mesma coisa eu vou chamar DF vendas contraste Shift para eu não ter que digitar vou selecionar primeiro depois eu coloco DF vendas vai ser o nome da frame contra o enter tanto ali o nosso dataflame trazendo os nossos dados muito bem agora como é que eu faço para extrair apenas a coluna Norte certo eu quero apenas ó como extrair somente a coluna Norte de novo control IP e aqui vou chamar DF vendas e aqui eu vou chamar assim ó abre colchetes e eu vou passar o nome dele.

    Que tem que ser estático Como eu disse norte certo então tá ali ó DF vendas Norte que ele tá se referenciando DF vendas da Datafolha interior Ctrl Lembrando que aqui eu tô colocando separadinho pelo quando um cada linha né mas poderia estar aqui dentro desse mesmo código poderia estar aqui embaixo já pegando tá então você tem Aqui DF vendas Norte e agora a gente tem somente a coluna Norte esse aqui é o índice esse aqui é a coluna Norte muito bem agora eu quero o menor valor.

    Da coluna Norte como é que eu posso fazer isso então para pegar um menor valor quando a gente trabalha com séries com listas né como se fosse uma série uma lista a gente tem outras opções por exemplo eu posso pegar o valor mínimo do Norte PDF vendas vou passar de novo aqui Norte poderia botar numa variável sim poderia voltar aqui então ponto mim abre e fecha parentes contra o enter e tá ali então a nossa informação 240 o valor mínimo que.

    A gente tem aqui na coluna Norte agora eu quero maior valor mesma coisa control PF vendas Norte de novo fecha aspas duplas abre e fecha a desculpa ponto max abre e fecha parentes contra o enter e daí vai trazer Então a nossa informação do maior valor que a gente tem na coluna Norte que o primeiro que tava em janeiro Além disso você também pode fazer uma análise descritiva que nem a gente viu antes né falando da frente.

    Completo mas também tem a propriedade de Squad dentro da coluna então eu consigo fazer assim control shift P vai ouvir eu falando várias vezes contra o alto shift hoje até acostumar também DF vendas abre Norte fecha aspas duplas Fecha aqui colchetes e agora ele vai trazer então a informação de séries ali ó a nossa estatística a gente viu antes da Média.

    Os quartetos ali tudo mais mínimo máximo tudo isso tá trazendo a partir daquela coluna somente agora certo então tem várias propriedades várias coisas você pode trabalhar fazendo trabalho com uma coluna também agora vamos trabalhar com alguns exemplos práticos bom isso aqui é um exemplo muito interessante tá porque isso aqui não tinha né Excel nós tínhamos que sempre trabalhar com vva para fazer isso aqui que é o regex ele permite que a gente faça extrações de.

    Dados complexas dentro do Excel por exemplo dentro de qualquer linguagem tá o rejax é uma linguagem Universal Então veja aqui ó eu quero pegar o número da intimação que tá esse número sempre vai ter esse padrão quantidade de números com traço ponto quantidade de números ponto quantidade sempre vai ser esse mesmo padrão só como é que eu tiro dado que ele aparecer aqui ou no meio ou no meio ou no final qualquer lugar do texto Então um texto muito difícil da gente tirar tá então a gente pode usar isso.

    Com regex então para isso eu até peguei aqui um biblioteca você pode importar bibliotecas dentro do dentro do Excel tá aqui eu pegar uma só então você pode fazer aqui importação de bibliotecas dentro do Excel agora compathon você pode dar então control alt shift você vai digitar importe re agora eu tô importando então a biblioteca então importando a biblioteca do regex e aqui eu vou chamar de TXT igual XL por exemplo abre e fecha abre e fecha que.

    B11 b11 fecha parênteses então eu tô me referindo esse aqui tá tô mandando para dentro da variável TXT e aqui um importei a biblioteca RR que é a biblioteca do regex então não só aquelas bibliotecas padrões que nós vamos ter aqui do que já são pré-carregadas com anaconda que a gente vai ver depois ali mas outras bibliotecas podem ser carregadas aqui dentro do Excel eu copiei aqui o nosso código regex porque não queria digitar isso tudo né mas basicamente eu tô usando aqui ó tempo.

    Variável ponto R que é o nome da nossa do regex lá ponto final Então esse final ele vai pegar ele vai procurar então a informação dentro do nosso TXT quando ele tiver esse padrão então são 09 7 números depois zero a nove dois números depois do traço né Depois Selena 94 números e por aí vai então isso aqui ele tem certo daí tem mais muito mais a respeito que eu deixei o link aqui ó e também sobre VBA com rejax dentro do.

    Guia de Excel você também pode ver a respeito disso no guia do Excel tá então agora vou dar um enter aqui de novo vou dar um p control enter e agora ele vai retornar Então o que nós temos ali dentro do P que é o retorno então da função da do P aqui eu não sei porque apareceu em Porter de novo vou dar um Ctrl de novo ali eu digitei errado de certo ah isso aqui também foi interessante até dar o erro porque essa lista que aparece de erros aqui ao lado é muito interessante muito dá muita informação interessante e te diz onde é que tá com problema sem táxi erro.

    Inválido sim táxilar em um então eu já sabia que eu tava com erro ali porque eu digitei em várias imports até foi bom dar esse erro de Diagnóstico aqui ele vai continuar aparecendo e vai enviar os erros não vai apagar isso aqui tá E é bom deixar esse mostrar automaticamente muito interessante isso e você pode também apagar aqui ah já corrigir Beleza cada um apagar aqui depois que eu fechar aqui pronto pode fechar ali tá bom ele vai aparecer de novo se der um erro então Liste então ele vem uma lista aqui ó séries que a gente mostrar antes Esse.

    Foi uma lista então ele trouxe uma lista com os dois números que ele achou no meio certo então você pode trazer aqui os dois números Se você quiser eu vou chamar ele aqui para o lado vou mostrar dois jeitos de fazer isso então por exemplo já funcionou regex Olha que interessante Então eu peguei aqui ponto Away preview vou dar um enter para baixo eu quero ir para o lado sem problema porque agora a gente está trabalhando com Excel Então vou botar um transpor abre fecha parênteses para o final aqui e pronto ele veio transposo a informação então para cá e para cá certo.

    É o mesmo número é o mesmo número ok eu também posso fazer com que ele retorne apenas uma informação que ele encontrar aqui no P para eu fazer isso se eu quiser eu posso colocar abre fecha e eu tô dizendo para ele aqui o zero né vai servir como índice Ele tá dizendo que eu quero apenas o primeiro Ctrl tá então aqui ele começa do zero sempre com os índices e agora vou pegar informação daí de novo se eu quiser isso ali né daí agora ele já aparece na verdade já dá um breve já mostra informação ali tá E daí você pode também pegar esse número puxar.

    Para cá exportar botar aqui como dados do Excel mostrar como Excel etc feito isso eu vou pegar isso aqui e vou copiar para essa lista toda vou colar e daí basta você esperar ele fazer o recalculo que ele vai então pegar o número de cada um dos processos em cada uma das linhas que você tem ali certo é Jackson mandando fazer então esses cálculos então na nuvem certo e usando então o Python então já é uma coisa bem interessante Então tem vários recursos do Python que.

    Você vai poder utilizar esse aqui do da biblioteca regex já é muito interessante muito poderoso tá ainda Lembrando que não tá no online não tá no excel online mais provavelmente vai chegar logo nós temos aqui exemplo prático de conciliar Olha que interessante esse aqui a gente pode fazer conciliação de dados por exemplo utilizando o método do Data Frame então por exemplo eu posso usar a função merge dentro dele para eu dizer para ele quais são os campos que eu tô querendo comparar não tem uma lista aqui.

    Onde eu quero trazer os dados da do lado financeiro e do dados contábeis e eu quero que esses dados e eu quero que esses dados do financeiro e do Contábil sejam então conciliados sejam Unidos essas informações e seja dito aqui ó um e um sem um e 130 Então eu quero que compare esses dados e coloque um lado a lado para eu poder comparar verificar então tem notas faltando tem notas que estão a mais aqui menos aqui valores.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NgwfOipz2o8

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem