Exemplo uma indústria ou mesmo um comércio ao varejo quando você tá fazendo a análise né de portfólio é legal que você utiliza uma ferramenta eu vou mostrar como fazer essa análise.
Utilizando a matriz BCG Matriz BCG vem do nome Boston com o seu Tim group que é uma consultoria lá dos Estados Unidos né que criou essa ferramenta esse método de análise de portfólio e é bem legal a.
Gente vai utilizar aqui nesse exemplo a planilha de Matriz BCG 4.0 que está disponível na assinatura do Luiz Prime então recomendo bastante que você faça caso você ainda não seja um assinante E.
Aí sempre que você for fazer análise do portfólio basta você entrar na lista dos seus produtos ou serviços e para cada um dos produtos ou serviços que você oferece você vai fazer uma.
Análise de duas variáveis né então a matriz BCG se chama Matriz que ela tem dois eixos em um eixo você analisa a estimativa de crescimento de vendas no mercado então daquele produto ou serviço.
A gente chama isso de Marketing growth e você também vai fazer uma segunda análise do nível de participação daquele produto ou serviço no mercado que isso se chama Market share quando a.
Gente tem essa avaliação a gente vai ter uma classificação de cada um desses produtos ou serviços em quatro possibilidades diferentes que é o abacaxi questionamento vaca leiteira ou.
Estrela então o seu serviço é o produto ele pode ser considerado um abacaxi uma estrela uma vaca leiteira ou um produto questionamento vamos fazer essa análise aqui do escritório de advocacia né então.
O escritório advocacia pode trabalhar como diversas frente diferentes aqui eu listei algumas né trabalhar com propriedade intelectual compliance investigações setor bancário e.
Financeiro SG e foco ambiental Comércio Exterior é Direito Penal trabalhista e tributário foram os exemplos que eu botei e para cada um desses exemplos eu fui marcando né qual era a estimativa de.
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Crescimento das vendas Então se é um - Luz Prime
Mercado em expansão ou um mercado que está estagnado ou em queda Então sempre que a gente tem um mercado em expansão com muita participação no mercado.Daquele serviço específico é uma classificação estrela quando a gente tem um mercado estagnado com pouca participação daquele serviço é um abacaxi porque ele não tá participando.
Ou seja ele não tá gerando receita e o mercado não tá crescendo então não tem muita oportunidade ali quando você tem um mercado em expansão mas esse produto ainda não desligou deslanchou ainda não.
Chegou no resultado legal é um questionamento porque ele pode tanto para cima para baixo e a gente ainda tem o mercado estagnado ou seja o mercado não tá crescendo muito mas a.
Participação daquele produto ou serviço ela continua ela é uma boa participação isso garante a receita para empresa é o que a gente chama de vaca leiteira então toda essa análise é muito legal porque.
Já permite logo de cara uma avaliação uma avaliação do seu portfólio de acordo com o percentual de itens né Em cada um desses quatro grupos.
Só para te mostrar a gente ainda vai ter nessa análise uma possibilidade de qual expectativa de crescimento de vendas daquele produto ou serviço em relação ao mercado Então você vai ter itens que.
Estão crescendo mais do que o mercado está crescendo e você vai ter outros itens que estão crescendo menos do que o mercado está crescendo e isso dá um direcionamento para você de quais são os.
Que vão permanecer em um determinado grupo e quais são a possibilidade de variar então por exemplo um item questionamento que está com crescimento maior já já tem uma boa tendência da.
Estrela uma estrela que tá com
Crescimento maior vai continuar sendo estrela é um item que você precisa investir mas se ele tá com crescimento menor muito em breve ele pode se tornar.Um questionamento ou uma vaca leiteira a depender no mercado isso vale para todos os outros né uma vaca leiteira que continua crescendo tem uma tendência né a se tornar um produto melhor o que tá.
Caindo talvez em breve possa se tornar um abacaxi e por aí vai essa análise é pontual né você vai olhando item a item de todo o seu portfólio para saber quais que também e quais que estão.
Mal mas na prática né a matriz BCG vai te mostrar o percentual de itens dentro do seu portfólio que tá em cada um desses grupos né Essa é uma análise bem legal né como eu tô te.
Mostrando aqui você consegue ver inclusive Quais que estão listados em cada uma dessas áreas inclusive com algumas reflexões que você pode fazer obviamente isso vai direcionar você.
Para um relatório de tendência né então de questionamento para estrela você tem 13% seu portfólio de estrela para vaca leiteira 13% você pode ter algumas dessas variações do seu portfólio.
Acontecendo dependendo dessas pontuações e gradações que a gente E você ainda tem um dashboard para justamente ter essa visão mais completa do portfólio o que que eu gosto dessa.
Visão quando a gente está fazendo uma análise de qualquer empresa né porque você tem muito produto abacaxi você tem que começar a pensar em diversificação se você tem muitos produtos estrela você.
Tem que pensar em continuidade se você tá com muito produto questiona em questionamento né tem que pensar como validar e crescer esses produtos em mercados crescentes e as vacas leiteiras.
Normalmente costumam ser bons produtos para você manter enquanto você tá fazendo a transição para um tipo de produto diferente Então essa é uma análise muito legal né que vai te ajudar.
Em qualquer planejamento estratégico né Afinal de contas um planejamento estratégico ele é feito pensando em objetivos Gerais para sua empresa envolvendo tanto áreas específicas como.
Seu portfólio né ocorre Business na empresa O que que você de fato vende e se você se estagnar se você não fizer nada para mudar o teu portfólio para manter totalmente atualização Existe uma.
Grande probabilidade que no Médio prazo você se torna absoluto só dando exemplo da Luz planilhas né que enfim é a nossa empresa é a gente começou com planilhas 1.0 que foram evoluindo para 2.0 3.0 4.0.
Até chegar em 5.0 que é o nosso modelo atual então é uma evolução constante de busca de mercado e inclusive em relação aos nossos concorrentes a gente sempre foi buscando melhorias e mudanças no.
Nosso modelo de negócio que culminou para gente e para grande maioria dos nossos clientes no melhor modelo de negócio possível via assinatura Onde você consegue acessar várias e várias.
Planilhas pagando uma assinatura mensal baixa né então isso tudo é uma questão de evolução e análise do portfólio que só é possível quando você tem essa esse cuidado Essa visão no que que você tem.
De produto e serviço conforme você vai evoluindo você tem que o tempo inteiro tá criando novas inovações que é um pouco mas pensando em coisas inovadoras diferentes você tem que pensar no que.
Que não tá dando mais certo você já tem feedback do mercado que você precisa se atualizar e isso tudo vai gerando para você um portfólio novo a cada ano e por isso que a matriz BCG para mim é uma das.
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