Tudo sobre a função FILTRO no Excel - Guia Definitivo

Tudo sobre a função FILTRO no Excel - Guia Definitivo Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos conversar sobre o uso da função filtro você sabe como utilizar bom eu montei um guia que vai te ajudar.

Tudo sobre a função FILTRO no Excel - Guia Definitivo

A aprender de uma vez por todas como utilizar o uso da função filtro no seu dia a dia vamos aprender planilha na tela.

bom pessoal Olha a nossa planilha aí hoje a gente vai conversar sobre o uso da função filtro que muitas vezes surgem dúvidas da sua usabilidade prática a.

Primeira dica que você precisa entender a função filtros está disponível no Excel 365 no excel online e também nas versões mais recentes como a 2019 e também a 36 a 2021 Tá bom vamos entender.

Como funciona então vamos lá vamos pegar a primeira planilha aqui que é um exemplo bem simples que eu deixei aqui para você entender como que ela funciona vou até aumentar um pouquinho mais do.

Zoom aqui para você ver tá vendo essa tabela aqui veja que eu tenho uma série de registro Ó São Paulo Minas Gerais São Paulo Minas Gerais São Paulo Minas Gerais Vamos fazer a suposição que você.

Deseje criar uma tabela filtrando esses dados por São Paulo é Possível é mas como assim olha só igual filtro tudo bem qual que é minha Matriz minha Matriz essa aqui ó tabela inteira.

Tá ponto e vírgula o que que eu vou incluir eu vou incluir aqui ó nesse termo aqui ó do B1 até o b17 eu vou colocar igual abro aspas a palavrinha SP tá Se tiver vazia o.

Registro Vamos colocar como não localizado tá Seria uma mensagem de erro vou dar um enter ó trouxe os resultados mas Professor Cadê o cabeçalho Ah o cabeçalho o cabeçal um outro detalhe que.

A gente vai entender como colocar já já mas repare que Ele trouxe todos os registros localizados pelo termo SP Olha lá se eu clicar aqui e colocar agora ó MG veja que trouxe os registros de MG.

Ficar melhor P Vamos colocar aqui ó ID unidade vendas e aqui do lado você vai escolher a unidade Ok então aqui ó você vai colocar por exemplo MG Ok então olha como ficaria agora ó igual filtro a.

Matriz é a minha tabela Ok professor e se eu tiver mais registros a tiver mais mais registros faz o seguinte pega da coluna A até a coluna C seleciona tudo isso ponto e vírgula O que que você vai.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Incluir coluna B a coluna B ela precisa

    Ser igual ao valor digitado nessa célula que no caso é no j1 o MG tudo bem ponto e vírgula abro aspas não localizado Ok vamos fechar vou dar ó.

    Enter Prontinho Olha que bacana Aí aqui vamos lá ó SP puxa Vamos colocar RJ opa não localizado agora Olha que bacana vou vir aqui na última linha tá ó.

    17 RJ 1500 olha só já apareceu Santa Catarina não tem mas se eu colocar o swp acabou de achar aqui.

    Nós poderíamos fazer uma validação de dados ó vou na vi a dados validação de dados vamos utilizar opção lista eu vou colocar aqui ó SP ponto e vírgula MG pon e ví RJ vou dar.

    OK agora a pessoa escolhe ó Conforme ela escolhe ela tem aqui a pesquisa sendo feita isso pessoal poderia ser feito né e nas versões anteriores do Excel com o filtro.

    Avançado filtro avançado funciona desse modo entretanto você precisaria fazer a gravação de uma macro para depois ali gravar essa sequência de passos que vai fazer essa busca né de um filtro no.

    Excel trazendo esses múltiplos resultados até falo que a função filtro é uma das funções mais interessantes que nós temos no Excel porque ela vai ajudar bastante você no seu dia a dia seria até.

    Um tipo um proc V mais evoluído né apesar de existir o proc x né que pode evoluir nesse processo é do proc v e do proc h tá bom tudo bem até aqui então isso daqui é o modo que ela funciona mas.

    Antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online que tal aprender Excel com a gente clica no link fixado no primeiro.

    Comentário - Curso de Excel Online

    Www.cursos.com nosso curso aprende isso e muito mais além de contar com o meu apoio para te ajudar aprender Excel é a primeira vez ch no canal clica no.

    Botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel e para reforçar Olha só olha só que a gente vai est ofertando Agora.

    Converse com a nossa equipe lá no chat de atendimento e faz a perguntinha tem cupom hoje isso mesmo faz a perguntinha porque talvez haja um cupom uma oferta exclusiva para você que tá assistindo.

    Esse vídeo e quer aprender mais sobre Excel agora Vamos retomar Olha a planilha dois eu tô com a planilha dois aqui pessoal que eu acho bem interessante tá a a usabilidade dela tá.

    Aqui essa tabela pessoal eu se eu não me engano ela tá formatar como tabela não não tá então vou dar um cont controlístico para selecionar Pag Inicial formatar como tabela e vou.

    Escolher aqui uma formatação tá ó pronto formatou a tabela ali ó tabela dois eu vou dar o nome aqui de base tá bom para ficar mais fácil que a gente vai fazer agora aqui Imagine que Ok o seu chefe.

    Quer que você faça aquele tipo de pesquisa então por exemplo colocando a unidade tá as unidades que eu tenho aqui alfabeta Green Tech ó Então as unidades ó.

    Alfa beta Green e Tech Ok então quer dizer você precisaria escolher né ó a a a unidade então o que que eu vou fazer vou vir aqui na dados ó lá validação de.

    Dados V utilizar a opção lista né vou pegar a fonte ó vou pegar aqui esses dados daqui ó Ok ó deixa eu já corrigir aqui que eu vi que tá escrito errado ó Alfa tá então a pessoa vem aqui e ela.

    Escolhe ó tudo bem aí Aqui vai ser o filtro Então como ficaria igual filtro vamos selecionar aqui os dados né ó dessa tabela você vai ver que tem bastante dado agora aqui né Ó você vai.

    Ver ó puxa a vida Professor tem um monte tem ó é a base de dados tá bom ponto e vírgula o que que eu vou incluir Olha só eu quero que ele avalie ó a unidade então se eu pegar a unidade aqui.

    Ó colocar igual a Green tá vou fechar direto trouxe se eu venho aqui e escolho agora por exemplo a Beta trouxe um.

    Detalhe muito importante do uso da função filtro repare que os dados vê no seu modo original Então essa coluna que é data eu tenho que vir aqui e formatar como data tá ó vou vir aqui ó data.

    Abreviada a coluna de valor que é a coluna i ó vou vir aqui e vou colocar também ela bonitinha Tudo bem então esse daqui é um detalhe muito importante que a gente precisa.

    Entender que a formatação não vai então você precisa Format tá bom dar um contraster aqui vou colocar borda para ficar um pouco mais fácil a visualização ó então conforme eu.

    Escolho eu consigo o resultado agora vamos pensar que você quer colocar um segundo filtro e esse filtro vai ter de segunda a.

    Domingo tudo bem e aí você vai fazer a validação de dados aqui também do lado ó validação você vai falar pera dois filtros isso mesmo vamos pegar ó aqui opção.

    Lista vamos pegar aqui ó as opções da lista bom que que eu vou fazer agora aqui aqui pessoal vou apagar ó e vou colocar igual filtro abro o pares dica.

    Aqui na matriz se eu escrever o nome da minha tabela ó base vai aparecer aqui ó base ó tá vendo o desenho da tabela é a minha base da tabela minha tabela base ponto e vírgula incluir se eu começar a.

    Escrever aqui ó deixa eu pegar agora aqui ó escrever não pegar aqui o campo ó veja lá unidade ó base incluir unidade tá se eu pegar ó todo ele ó e colocar iG a tec você já fez isso né vou fechar o.

    Parênteses vou dar um enter ó colocou todo mundo mas como ficaria a nossa fórmula avaliando agora a questão da terça vou abrir o parênteses aqui ó vou colocar aqui o operador de.

    Multiplicação vou pegar agora ó a semana ó colocar igual e vamos clicar lá na célula que é terça fecha o parênteses agora duas vezes então tô utilizando o asterístico.

    Como sinal que vai fazer a multiplicação não ele vai fazer um e ele vai verificar se os dois valores são verdadeiros se for verdadeiro exibe vou dar um enter ó vamos mudar o dia da semana segunda.

    Vamos pegar agora aqui a A alfa a Beta a Green Ó lá vamos mudar o dia quarta-feira ó Que bacana então este seria o método para você utilizar mais de uma opção de.

    Filtro na mesma tabela com o uso né do e que seria este operador bacana né Aí você Dev pensar caramba Professor quanta coisa quanta coisa você tá aprendendo aqui tá vendo essa tabela aqui pessoal ó.

    Lá ó Olá tem bastante registro né E aqui também você poderia pensar em em trabalhar com esse elemento porque muitas vezes quando você pensar vou.

    Selecionar e vou colocar aqui por exemplo uma segmentação de dados um filtro mais bonito né você pode fazer isso não tem problema algum isso que é importante de dizer Ok Ó você vai ó ter.

    Um filtro sendo aplicado ali naquela tabela mas se você te o chefe pediu que ele quer por exemplo um relatório uma os dados e uma outra planilha que filtrem né então você teria já um pouco mais de.

    Trabalho tudo bem Você deve pensar mas poxa eu consigo filtrar numa outra planilha vamos fazer a suposição que você precisa pegar os dados daqu e filtrar por produto Tudo bem então quer.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7z8IYYAzDeA

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem