COMO UTILIZAR SWITCH NO POWER QUERY LINGUAGEM M AVANÇADA PASSO A PASSO

COMO UTILIZAR SWITCH NO POWER QUERY LINGUAGEM M AVANÇADA PASSO A PASSO Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron viic e nesse vídeo nós vamos aprender a como fazer um Suit né uma função Switch dentro do Power query.

COMO UTILIZAR SWITCH NO POWER QUERY LINGUAGEM M AVANÇADA PASSO A PASSO

Basicamente para deixar bem claro talvez você já conheça essa função né a função Switch ela é muito comum aí principalmente no power Bi você usa bastante Mas qual que é a ideia a ideia.

É a seguinte vamos supor que eu queira criar múltiplas condições para uma coluna Como assim Ronan por exemplo eu quero criar um resultado baseado na coluna valor se for um valor entre 1000.

E 1500 eu quero colocar um texto uma palavra um valor para multiplicar né Ou seja pode ser uma taxa em cima de um valor baseado naquela faixa de valores na na baseado em uma condição né aqui eu.

Tô usando a condição entre entre 1000 e 1500 ou seja maior que 1000 menor que 1500 por exemplo mas poderia ser uma condição né Se tiver a palavra Azul escreva vermelho entendeu então eu posso.

Criar múltiplas condições baseado em outra coluna Então qual é a condição que eu quero que vocês explorem aqui ó se tiver entre 1000 e 1500 escreve uma palavra se tiver entre 15.00 e 2500 e.

Coloque um um valor específico então para ficar até mais claro eu até criei essas condições que seriam a seguinte entre 1000 e 1500 eu quero escrever está entre 1000 e 1500 banana eu quero.

Escrever todo esse texto eu quero mostrar claramente que eu posso escrever um valor específico de acordo com uma condição para fazer isso como que a gente faz normalmente aqui no power.

Query né utilizando if né if else if else if else o que não está errado né mas tem que ficar escrevendo várias vezes e é difícil até para alterar essas condições então por exemplo se eu fosse.

Fazer aqui com if if else Como que você faria né coluna personalizada e entraria aqui né Ó vou até colocar aqui ó condição e nessa coluna condição O que que a gente faria eu colocaria aqui né.

Se valor maior igual do que 1000 end valor menor do que 1500 Então escreva sei lá maçã por exemplo você continuaria else if valor maior ou igual a 1500 end menor é.

Valor Olha só quanta coisa tem que ficar escrevendo menor do que 2500 then uva e aí iria com continuaria né else else zer por exemplo então assim eu teria que ficar criando né vários if.

VEJA MAIS AQUI:

    Else if else if else direto aqui né no

    Nosso editor de todas as condições que fossem necessária no Switch que a gente tá acostumado né até fazer lá no no próprio.

    Power Bi como que a gente faz Suit valor coloca a condição e o resultado né então é muito mais faço se tivesse uma função Switch mas não tem diretamente aqui no powerquery Então como que eu faço para.

    Criar essa função Switch de forma bem simples eu vou apagar essa personalização aqui e vou entrar aqui com essa função que a gente vai criar juntos eu vou abrir aqui novamente uma.

    Coluna personalizada e a ideia tá é essa aqui a gente montar justamente essa essa regra tá 1 pode ser até zer até 15.00 né para para ficar mais correto né então 0 até 1500 banana e assim por diante como.

    Que eu vou fazer então esses ranges ali de condição eu vou abrir aqui primeiro tá um let in né ou seja vou criar aqui ã uma uma um bloco de comandos e vou entrar primeiro tá com as minhas.

    Condições tá então ó condições vai ser igual uma lista de condições beleza aqui ó eu vou vim com as minhas condições certo então ó valor maior igual a z0 end o end é minúsculo né end valor menor que.

    1500 certo esse é o primeiro item da minha lista qual que vai ser o segundo vírgula e vou entrando Deixa eu só fechar esse let aqui tá ó PR para não ficar Opa bugou aqui aí beleza in e vou.

    Colocar aqui condições tá só para ele tirar o vermelhinho let condições igual a primeira condição da minha lista é essa qual que é minha segunda condição vou entrar aqui ó valor Dea checar como.

    É que era até 2500 certo então ó se for maior ou igual a 15500 end valor menor do que 2500 Essa é a segunda condição vamos pra terceira valor 2500 até 3500 ó se for maior ou.

    Igual 2500 end valor menor que 3500 e a

    Última é se for maior né então a última é valor maior que tr 500 ou seja eu tenho três condições Tá eu já posso até dar ok aqui para ver o que que que que.

    Essa coluna vai me trazer tá se eu clicar em Ok eu vou perceber o seguinte eu criei uma coluna com três e com quatro itens numa lista que é uma lista de condições e perceba o seguinte tá.

    Galera Qual é o que tá true aqui ó o primeiro por se eu até olhar aqui em cima né É porque tá nesse Range do primeiro vou clicar aqui no 2100 galera Ó 2100 qual que tá com true qual que tá.

    Com true o terceiro o segundo item da lista porque é justamente o Range que ele tá Ou seja quando eu crio essa coluna condicional aqui que que ele tá fazendo ele cria uma lista verificando.

    Essas condições colocando o resultado beleza mas até agora Ronan não faz menor sentido o que que eu vou fazer com isso basicamente eu já tenho Qual é o item da lista né que vai dar true ou false como.

    Que eu uso isso aqui aqui agora o seguinte ó eu vou abrir uma outra lista então eu vou voltar aqui na minha na personalização tá ó e vou colocar o qu ó um vírgula condições é igual a tudo isso.

    Certo eu vou criar uma lista chamada resultados ó resultados nesse nessa nesse resultados que que eu vou fazer vou criar uma lista de resultados Qual é o resultado zero.

    Resultado um resultado 2 resultado TR ou seja vai ser exatamente isso aqui ó que já tá até aqui vou até copiar ó vou colar aqui isso tudo certo e vou colocar entre Strings né Então esse é o.

    Resultado um certo esse é o resultado dois ó esse é o resultado três e esse é o resultado quat então eu tenho uma lista de condições na ordem né obviamente ali e uma lista de resultados.

    Beleza deixa eu até colocar melhorzinho aqui pro lado pera aí ó Show agora ficou ficou mais mais legível aqui né Ó então eu tenho uma uma uma lista de.

    Condições uma lista de resultados certo primeiro resultado se esse der certo segundo resultado se esse der certo terceiro resultado se esse der certo e o quarto resultado o que eu tenho que.

    Fazer agora galera é o seguinte lembra ó tô ali na linha 8 lembra que por exemplo na linha 8 deu 3800 certo ou seja o tá na quarta né posição aqui na posição TRS no caso que começa do zero como que eu.

    Falo para o powerquery fala o seguinte ó na resultados pegue aonde na lista de condições seja a quarta posição ou seja pegue a quarta posição porque eu já sei qual é a posição exata que eu tenho que.

    Pegar no resultado vocês não concordam porque por exemplo aqui ó no 1 o true tava no primeiro lembra tava no primeiro então ten que pegar qual a primeira linha do resultados então basicamente é.

    Eu já sei qual linha vai dar true eu quero pegar Justamente a linha que D TR aqui né galera para quem não entende muito Power query se eu clicar em ok aqui o que que vai acontecer nada né Por.

    Qu ainda continua condições sendo resultado ali Como assim Ronan eu criei uma lista de condições criei uma lista de resultados mas retornei somente as condições ou seja basicamente eu gerei.

    Condições e retornei isso que eu escrevi aqui não aconteceu nada ainda Beleza tá Ronan Como assim ó vou colocar resultados aqui clicar em Ok olha agora mudou tá vendo ó tá vendo que mudou olha.

    Que interessante Então o let in faz o seguinte eu Gero códigos e retorno o resultado Então vou colocar condições aqui de novo ok e eu quero te ensinar uma nova uma nova função a nova função é.

    A seguinte ó list pon position of a al o position off faz o seguinte me traz a posição da lista onde tenha tal valor Como assim Ronan Vamos explorar essa função aqui ó na lista condições Me.

    Traga a posição que tenha true olha só que tenha true Ok olha o resultado aqui ó 0 1 2 ou seja esse aqui deu true no zero esse aqui tinha true no um e esse aqui tinha true no do Ronan ainda não.

    Entendi sabe o que eu vou fazer aqui para deixar isso aqui bem claro primeiro eu vou colocar condições aqui ó Ok vou copiar todo esse código coluna personalizada vou colar tudo isso por.

    Quê Porque agora vocês vão conseguir ver melhor isso que eu tô falando ó quando eu clicar em ok aqui no list ponto pegue a posição na lista condições onde tem a.

    Linha igual a true olha só que interessante qual Qual é a posição que tá true é a zero né olha só Qual é a posição que tá true aqui no 2000 é a segunda né Então tá um porque começa do.

    Zer né 0 1 2 3 qual é a posição do 3000 é a 2 né 0 1 2 então é o 2 então com a list P position of condições eu falo o seguinte pegue nessa lista pega nessa lista onde o resultado é igual a true.

    Onde o valor é true ou seja pegou Justamente a posição Onde está o true com essa posição eu posso pegar da outra lista né Como assim Ronan olha só que interessante esses quatro itens nessa.

    Lista se eu falar o seguinte pegue a posição dois na dessa lista ele vai trazer exatamente o Range que eu quero então como eu já tenho como eu já tenho aqui a posição né ó como eu já tenho.

    Aqui a posição onde tá true basta eu falar o seguinte na lista resultados na lista resultados pegue para mim esta posição ou seja pegue a posição exata onde deu true.

    Quando eu clicar em ok né ó ele deu o resultado exatamente para mim aqui deu erro tá eu explico por né aqui é menor ou e maior ou igual né que faltou aqui né.

    Maior ou igual Pronto agora sim está correto beleza para ficar mais claro ainda o position off tá ó PR ficar mais claro position off Vou criar outra coluna Vou criar outra coluna.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mu9ojIBkiPM

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem